
O jogador da terceira base do Los Angeles Dodgers, Enrique Hernández, rebate durante a quinta entrada do jogo 4 da Série da Divisão da Liga Nacional de beisebol contra o Atlanta Braves, quarta-feira, 7 de outubro de 2026, em Atlanta.
Colin Hubbard/AP
ocultar legenda
alternar legenda
eu
Colin Hubbard/AP
Esta semana, uma questão ética, entre todas as coisas, intrometeu-se nos playoffs de beisebol.
Terça à noite, Dodgers versus Braves, em Atlanta. Um jovem com uma camisa dos Dodger pegou uma bola nas arquibancadas. Como tantas vezes acontece hoje em dia, alguém sentado próximo capturou o vídeo e então se sentiu compelido a instruir o homem: “Dê para a criança! Dê para a criança!”
E de fato havia um garotinho, talvez em idade pré-escolar, algumas fileiras atrás com uma camisa do Braves.
Mas o torcedor dos Dodgers olhou para a câmera do homem e disse ao que acabou sendo milhões de telespectadores nas redes sociais: “Sinto muito, não posso! Não vou dar para a criança! Me sinto mal, mas não vou dar para a criança!”
Alguns comentaristas denunciaram o homem por ficar com a bola. Alguns outros criticaram o menino por parecer desapontado.
Antes de criticarmos a ética de alguém, deveríamos nos perguntar: o que faríamos se uma bola de beisebol caísse? nosso mãos em um jogo de playoff? Ficar com ele ou dá-lo à criança mais próxima?
Por ser pai, tenho quase certeza de que daria isso a um filho. Mas também porque sou pai, sei que dentro de poucos dias a bola tão ternamente legada poderá ter rolado, abandonada, debaixo de uma cama, rodeada de meias perdidas e de Labubus esquecido.
Além disso, uma bola batida por quase qualquer jogador seria uma bela lembrança. Mas e se tivesse sido um home run atingido por, digamos, Shohei Ohtani? Essa bola pode ser um investimento tão grande quanto um Picasso!
Procuramos aconselhamento ético de Nancy Sherman, professora de filosofia na Universidade de Georgetown, que nos disse: “Boas maneiras não são morais”.
A professora disse que ficou mais alarmada com a vergonha pública tanto do homem como do menino, que, afinal, não estavam conscientes de que as suas reações instintivas e pessoais em breve se transformariam numa espécie de exercício moral para a era digital.
“O jovem que pegou a bola diz: ‘Sinto muito… me sinto mal, mas não vou dar para o garoto'”… diz o professor Sherman. “Acho que é uma resposta saudável e honesta.”
Então, da próxima vez que você for a um jogo – se uma bola voadora parecer estar voando em sua direção, você pode fazer uma pausa antes de pegá-la e se perguntar: “Eu realmente quero esse dilema ético?”






